sábado, 30 de março de 2013

Encenação da Paixão de Cristo 2013 na Igreja Matriz


A Encenação da Paixão de Cristo, que já é tradição na Paróquia Santa Luzia, é um forte momento de fé e meditação sobre a paixão e morte de Jesus Cristo, que diariamente nos convida a viver plenamente: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).


Na noite de quinta-feira, 28/03, teve a tradicional Missa do Lava-pés. Nesta sexta-feira, 29/03, a cerimônia de beijo a cruz também um teatro em comemoração a Paixão de Cristo. A duração da encenação emocionou tantos os fiéis como os próprios jovens que atuaram como atores. “É uma experiência inesquecível, espero que seja a primeira de muitas vezes que pretendo participar” declarou o jovem Maike.


O Grupo de Teatro formado para criar a encenação fez trabalhosos preparativos desta homenagem à Jesus Cristo, mas valeu a pena, tudo ocorreu conforme planejado! Seja criança, jovem, adulto ou idoso, todos os anos a Igreja Católica é convidado a contribuir com a encenação da forma que puder! Seja para atuar, ser figurante, ajudar nos bastidores, figurino, organização do local, enfim, sua presença é especial para homenagear nosso Rei e Senhor por ter dado sua vida a nós!


Por Édio Rosa – www.tribunanp.com.br
Foto: Arquivo Mike Juliano

quarta-feira, 27 de março de 2013

Candidato a prefeito vira chefe de gabinete de adversária!


O ex-vereador e ex-líder do PR na câmara César Aguiar não decolou como candidato a prefeito nas últimas eleições em 2012, e resolveu usar a velha ferramenta da barganha política.

Ele sempre negou que sua candidatura tinha o intuito de barganhar um emprego pra ele e para seus apadrinhados, ou melhor, quase todos seus apadrinhados, já que muitos que são do mesmo partido e até saíram candidatos até o momento não assumiram nem uma função na PMI. Ainda sobre a barganha; foi justamente o que aconteceu, depois de uma campanha frustrada onde ele não gastou um centavo.

César resolveu entregar os pontos e admitir que só “estava” ganhando tempo pra descobrir qual candidato estaria melhor nas pesquisas populares para ele apoiar, quando percebeu que a candidata do PSD Eliene Nunes teria chances reais de ganhar a eleição César não teve duvida e correu para os braços de Eliene, mais para abraça-la de verdade isso lhe custou além do emprego dele de “chefe de gabinete” vários outros que são evidentes logo na ante sala da prefeita.

E não ficou só nisso não, a prefeita está pagando caro para mantê-lo no cargo, já que as reclamações sobre sua forma de atender a população não tem agradado ninguém. César além de brindar a prefeita não resolve nada, só anota e depois joga fora as anotações.

É preciso que a prefeita abra bem seus olhos e comece a rever melhor seus comandados e saber o tamanho do comprometimento de cada um com a administração municipal.

Abre o olho prefeita.

Por Drenasc.

http://www.pepitanegocios.com.br

Aurélio Pinto: “Tive muitos amigos e vexame na política”


Ex-Vereador faz uma retrospectiva de sua vida como político em Santarém

Ele foi Vereador até o dia 31 de janeiro de 1992, e conta, com exclusividade à nossa reportagem, que por defender o povo chegou a passar vexames, como no dia em que deu parecer contrário à retirada das famílias do bairro do Aeroporto Velho, na área ao redor do prédio atual da Câmara Municipal de Santarém. “Antes existia a ideologia e, nós tínhamos essa ideologia”, assim disse Aurélio Carneiro Pinto, que foi Vereador santareno de 1977 até 1992. E nestes 16 anos de vida pública ele não ganhou nada? “As pessoas me perguntam o que eu ganhei durante todo esse tempo, somente amizades. Até hoje eu tenho amigos sinceros”, ele conta com orgulho sua lição de honestidade.

“Quando eu saí do cargo de Vereador, no dia 31 de janeiro de 1992, vendi o patrimônio que eu possuía, um barraco no município de Placas, mudei para o município de Novo Progresso e o dinheiro usei para sustentar a mim e minha família” , conta Aurélio Pinto. O ex-Vereador conta que para chegar em Novo Progresso teve que contar com ajuda de um amigo: “Lourinho, que mora na Matinha. Mas eu não posso me reclamar, porque pelo menos eu fiz muitos amigos”, conta o ex-parlamentar. “Em Novo Progresso, eu cheguei, depois de dez anos trabalhando eu já tinha como me sustentar”, fala o ex-Vereador. O que a política me deu? “Somente amigos e vexame”, ele revela.

Vexame: Aurélio Pinto abre as janelas do passado e recorda de vários projetos que eram contra o povo e a favor de meia dúzia de interessados. “Como foi o projeto da área do Aeroporto Velho, que circunda a Câmara Municipal, e que veio para ser aprovado na Câmara, criando a Consterra e dando direito da empresa fazer o que quisesse com a área; na época em que muitas famílias moravam na área. Sem saber o destino dessas famílias, eu era relator da Comissão e dei parecer contrário, e até hoje talvez os moradores do bairro não saibam, mas Deus sabe”, enfatiza o ex-parlamentar municipal.

História: Com a experiência de quem passou por momentos da história política santarena, Aurélio Carneiro Pinto lembra, quando estreava na política, no ano de 1973, o prefeito era Paulo Lisboa, depois assumiu Antônio Guerreiro, todos nomeados pelo Governo do Estado. Até que chegaram as eleições diretas, com Ronaldo Campos eleito diretamente pelo voto popular, no ano de 1982: “Mas eu fui oposição durante muito tempo, pelo MDB, depois PMDB”, conta o ex-Vereador, que também foi presidente do PMDB, no início da criação do partido.

Fonte: RG 15/O Impacto

segunda-feira, 25 de março de 2013

Audiência Pública orienta proprietários de bares, lanchonetes e casas noturnas, para funcionamento em conformidade a lei estadual em Novo Progresso

Para discutir a lei que trata do funcionamento dos bares, lanchonetes e casa noturnas após as 23:00 horas, foi realizada uma audiência pública na COOMINPRO no ultima sexta-feira (22/03).

Mudança no projeto de lei que determina o fechamento de bares e similares foi debatida em audiência pública com a participação maciça da sociedade progressense, bem como autoridades civis e militares.

O promotor de Justiça de Novo Progresso Dr. Isaac Sacramento, sugeriu o engajamento da Lei Estadual que limita os horários da seguinte forma para o funcionamento destas Casas com venda de bebidas alcoólicas: De Domingo a Quarta Feira é permitido à venda de bebidas e uso de som moderado das 07 ate às 24 horas, nas Quintas Feiras, das 07 ate 01 hora, nas Sextas Feiras e Sábados, assim como em vésperas de feriados, das 07 ate as 03 horas. A presença de menores de 18 anos continuará proibida. 

Os representantes da classe reclamam sobre o limite de horário para funcionamento dos bares, os proprietários afirmaram que poderá causar um constrangimento aos clientes que, por exemplo, chegarem ao estabelecimento pouco tempo antes do fechamento obrigatório. O vereador Ubiraci Soares (PT) propôs, se for possível juridicamente, incluir na lei um período de tolerância, caso não seja viável, ressaltou a importância do "bom senso" da fiscalização. Com a presença do  representante do ministério público , prefeito municipal, presidente da câmara, delegado de policia civil, comandante da policia militar e a classe representativa foi unânime pela sugestão proposta pelo ministério público em adequação a lei estadual até que o município regulamente a lei.

Entre as propostas sugeridas durante a audiência, estão a ampliação da lei estadual (Lei do Silêncio); Ampliação doa lei ; Limite de ruído para necessidade de acústica e manutenção da ordem pública após as 24 horas em que limita a embriagues, carros de som etc, na preocupação de manter a ordem no município, fator que facilita para própria policia trabalhar após este horário determinado pela lei.  

O Vereador Macarrão (PT), se comprometeu em agilizar o andamento para regulamentação da lei do silêncio no município de Novo Progresso.


Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso

Ex-Secretária de Educação convidada para ocupar cargo no MEC

Lucineide Pinheiro deverá ocupar o cargo de Coordenadora Nacional do Ensino Fundamental

Lucineide Pinheiro
Lucineide Pinheiro
A ex-secretária de educação de Santarém, professora Lucineide Pinheiro, foi convidada para ocupar o cargo de Coordenadora Nacional do Ensino Fundamental, sendo responsável do 1º ao 9º ano em todo o país. A função é ligada a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Na quinta-feira, 21, o ministro da educação, Aloizio Mercadante, encaminhou o pedido de cessão da santarena ao reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço, solicitando a cedência para Brasília. Ela é servidora há mais de 20 anos da Universidade Federal do Pará, depois migrou para Universidade Federal do Oeste do Pará.
Ao longo de sua carreira profissional já atuou na gestão de escolas estaduais, foi coordenadora do campus da UFPA em Santarém, secretária de educação na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo por 7 anos e se destacou pela realização de inúmeras pesquisas no Oeste do Pará voltadas para educação, além da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Foi representante da União Nacional dos Dirigentes Municipal da Educação (UNDIME). Em 2012 foi candidata do PT à Prefeitura de Santarém.
No período que foi titular da SEMED, foi convidada para várias comissões nacionais, como transporte escolar e educação integral, por reconhecimento a revolução que realizou na educação local. Em sua gestão foram construídas e reformadas mais de 200 escolas municipais, a alimentação escolar passou a ser distribuída diariamente e com qualidade, o fardamento distribuído gratuitamente para toda a rede municipal e as escolas do campo ganharam novas oportunidades.

Os destaques também foram para os programas criados, como Arte na Escola da Gente que atendeu mais 60 mil crianças e adolescentes, ampliação do Casinha de Leitura, Pró Jovem, Pró Letramento, Escola do Parque, Escola da Floresta e Educimat. As três escolas de tempo integral – Enfermeira Selma Carolina (Urumari), Irmã Dorothy (Eixo Forte), Frei Fabiano (Caranazal) e o primeiro Centro de Educação Infantil Paulo Freire também foram grandes marcas, além da valorização dos profissionais com a implantação do Piso Salarial Nacional. Deixou a SEMED com mais de 30 escolas em obras e recursos em conta para a construção de novas quadras cobertas e Unidades Municipais de Educação Infantil (creches).
Lucineide Pinheiro não confirmou ao MEC se aceita o convite. “Gostamos deste reconhecimento, no entanto, estamos analisando para assim dizermos ao ministro Mercadante e sua equipe se iremos para o trabalho em Brasília”, destacou a professora.



Fonte: RG 15/O Impacto e Genildo Júnior

domingo, 24 de março de 2013

DOMINGOS DE RAMOS EM NOVO PROGRESSO.


Domingo de ramos em novo progresso foi celebrado com muita Fé pelos fies da Paroquia Santa Luzia, o Pe. Jose Viani da Paroquia fez uma grande procissão pelas ruas da cidade. Veja as Fotos.



































sábado, 23 de março de 2013

NOTICIA DA HORA


SE A ELEIÇÃO FOSSE POR ESSES DIAS, DILMA HUMILHARIA OS ADVERSÁRIOS


PESQUISA QUENTINHA DO DATAFOLHA
FOLHA DE S.PAULO - DE SÃO PAULO 
A presidente Dilma Rousseff lidera a mais nova pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 16%.
Logo atrás estão o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que aparece com 6% das intenções de voto. Neste cenário, 6% declararam voto nulo ou em branco, e 3% disseram não saber em quem votar.
Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma tinha 54%, Marina aparecia com 18%, Aécio, 12%, e Campos, 4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (LEANDRO COLON)

quinta-feira, 21 de março de 2013

FACÇÃO EVANGÉLICA TENTA DEGOLAR VEREADOR DA IGREJA DA PAZ.


BOMBARDEADO ATÉ POR COLEGAS DE CASA, VEREADOR SE VÊ ACUADO E PARTE PRA CIMA DO EXECUTIVO


Nesta sexta (22) o vereador evangélico Reginaldo Campos PSB, está convocando todos os interessados na questão polêmica da Praça da Bíblia, um projeto de sua autoria que ficou pelo meio do caminho, apesar da verba já estar liberada para a construção da mesma.

Reginaldo tem sido bombardeado nas redes sociais com duras cobranças sobre este projeto que ele fez uma farra danada, com muita propaganda da Praça, para mostrar serviço a comunidade, mas a obra parou devido a mudança de governo e o vereador se calou.

O dinheiro saiu de Brasília através do Ministério do Turismo e caiu numa conta específica da Caixa Econômica Federal, mas para ser sacado algum centavo, é necessário uma contra-partida da Prefeitura de Santarém, valores não foram revelados, mas o dinheiro está aí.

É fato que o PT perdeu o governo para o PSDB, que nos parece agora estar completamente perdido no emaranhado de situações do Executivo e paralisou tudo, obras, pagamentos para fornecedores, a cidade está engessada, e a Praça da Bíblia também.

Seria ingenuidade da nossa parte achar que o Reginaldo Campos, um simples vereador, tem cacife para sacar uma verba Federal na Caixa Econômica, com seus dotes e sua lábia, por isso quem de fato sabe sobre este dinheiro é o poder executivo que está mudo.

Agora diante da forte campanha evangélica na Internet, feita por outra 'Facção da Paz', que não é a do Reginaldo Campos, a coisa ficou pesada que até colegas parlamentares embarcaram na viagem e tentam agora destruir o vereador desmoralizando o nobre Irmão.

Reginaldo Campos sempre pagou para lhe exaltarem nas mídias, amadores, poucas vezes fez mídia profissional em seu favor, até por que o amador cobra mixaria, mas agora essa turma se revoltou contra ele conseguindo a adesão inclusive de colegas de Casa.

Reginaldo é o vira-casaca mais profissional que já apareceu na política santarena, ninguém ganha dele, por isso vai vencer os impostores, é simples de entender, que pelo fato de ele estar agora apoiando o prefeito Von PSDB, ele não vai cobrar a obra da Praça, pois tem neste momento, outros interesses que são acomodar os afilhados na prefeitura.

Reginaldo também não vai brigar com o governo derrotado do PT, pois deixou muitas pendências com governo passado e se indispor agora seria burrice, coisa que ele nunca teve em sua cachola. Então esquecer a Praça da Bíblia é a melhor saída.

Como devido o aperto da Facção da Paz, a briga ganhou fôlego e deixou Reginaldo Campos ressabiado, ele propõe agora que o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura, venha a público esclarecer como está o processo da Praça da Bíblia que nem ele sabe.

E pelo que nós levantamos, nem o prefeito, nem o secretário estão cientes dos tramites desta obra, só agora deviso o barulho, que estão averiguando para poder tomar pé da situação. Então nesta sexta (22), não percam mais um capítulo da novela: "A Praça da Bíblia".     


Por: ZEZO FERREIRA

Análise: Deputado pastor parece ter bom senso de oportunidade.


"Estou me sentindo perseguido como aquela cubana lá. Como é o nome? A Yoani Sánchez", disse o deputado e pastor Marcos Feliciano (PSC-SP), alvo diário de protestos desde o instante de sua indicação para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Interessante aí é reparar na escolha da personagem. Talvez diga algo sobre o senso de oportunidade do pastor. É atualizado, rápido. Tem até um certo link ideológico: "A inimiga do meu inimigo é minha amiga", ele poderia dizer.

Presidente da Câmara pressiona PSC por renúncia de pastor em comissão
Feliciano divulga vídeo em que chora e com ataque a opositores
Hoje famoso, pastor já foi rejeitado por líderes evangélicos
Pastor eleito para comissão responde por estelionato e homofobia no STF

Feliciano disse muito mais nos últimos dias. Apresentou-se como um homem "perseguido por sua fé". A ideia de perseguição religiosa, muito cara na doutrina evangélica, tem sido repetida à exaustão em cultos, entrevistas e em sua ativa conta no Twitter.

A turma do YouTube não ficou para trás. Foi contemplada com o vídeo que ele não sabe quem fez, mas curiosamente divulgou e aparece chorando (ou supostamente chorando) em close no final.

VÍTIMA

Numa entrevista negociada para ser exclusiva, Feliciano disse que é ele a vítima de discriminação. E que seus direitos estão sendo tolhidos.

Feliciano continuou dizendo. Afirmou nos últimos dias que estava recebendo ameaças de morte. Aos microfones, anunciou que iria pedir proteção para a Polícia Legislativa e para a Polícia Federal.

O Feliciano que disse tudo isso também disse na tal exclusiva que está sofrendo tudo "caladinho". Caladinho?

Quem melhor matou a charada foi o deputado Hugo Leal (RJ), seu colega de partido, conforme reproduziu o jornal "O Globo" ontem.

Numa reunião da bancada, Leal teria dirigido a seguinte reclamação a Feliciano: "Você é cantor, vende CDs, faz palestras. O problema não é você defender o que pensa, mas a forma como está fazendo. Só você ganha com isso. Dessa forma, está sendo ruim para o partido e para a Câmara".


RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ASSISTENTE DE "PODER"

Prefeito vistoria obras na área rural

Danilo Miranda e vereador Leocádio vistoriam construção de uma ponte na Vicinal do Batata

Com o objetivo de garantir a locomoção dos moradores da área rural e o transporte escolar, bem como o escoamento da produção, a Administração Municipal de Trairão (leia-se, TRAIRÃO PARA TODOS) vem intensificando os serviços de recuperação de estradas vicinais e substituições de pontes que já esta no cronograma 2013 de obras em diversas localidades da zona rural e mesmo com as fortes chuvas castigando a região, a administração incansavelmente vem dando continuidade aos trabalhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras. Todas as ações vêm sendo acompanhadas de perto pelo Prefeito Danilo Miranda (PMDB), que na terça-feira (19) dedicou parte da tarde para vistoriar a construção de uma nova ponte na Vicinal da Batata acompanhado do Vereador Antonio Leocádio, também do PMDB. A antiga ponte está sendo substituída por outra de madeira (mais alta e resistente) com cabeceiras de 4 metros e aterro, numa extensão de 28×4 metros, feita com Bate Estaca para garantir maior durabilidade e segurança. Cabe destacar que os investimentos são provenientes de recursos próprios da atual Administração.

“A manutenção e construção de novas pontes bem como de estradas rurais, são importantes para garantir o bom escoamento da produção agrícola, bovina, leite, etc… do Município. Além disso, a nova ponte vai proporcionar bem estar e segurança aos usuários, sobretudo, aos nossos alunos e isso é muito importante para todos”, destaca o gestor maior de Trairão.

Com esta nova ponte que suportará caminhões pesados, vai ser bem melhor e mais seguro para todas as pessoas que passam por ali, e tudo isso graças à atual administração municipal que não tem medido esforços para que as estradas e pontes estejam sempre em bom estado.

Ao tomar conhecimento da notícia das péssimas condições da ponte da estrada vicinal da região, o Prefeito determinou o início dos serviços de construção (diga-se de passagem, já esta em fase de conclusão, praticamente faltando somente o aterro). A vicinal é uma das maiores do Município, é habitada por centenas agricultores e assistida por uma linha de transporte escolar, onde transporta alunos da comunidade até a sede do Trairão.

A construção dessa nova ponte na região mostra a atenção e preocupação do prefeito Danilo Miranda com as melhorias da qualidade de vida da população Trairense.


Fonte: RG 15/O Impacto e Portal Trairense

terça-feira, 19 de março de 2013

ONDA VERDE DO IBAMA EMBARGA 2,5 MIL HECTARES.

Onda Verde do Ibama embarga 2,5 mil ha de desmates na região de Novo Progresso, no Pará

Belém (18/03/2013) - O Ibama embargou 2,5 mil hectares de áreas ilegalmente desmatadas para pecuária, desde o início da Operação Onda Verde, em fevereiro, na região de Novo Progresso, no oeste do Pará. Cerca de R$ 7 milhões em multas já foram aplicadas. Muitos desmatamentos, porém, ainda não receberam autuação e foram embargados por edital, porque não se conhece os posseiros das área.



"Essa medida vai facilitar a aplicação futura da multa, além da apreensão e doação do gado que for encontrado nestas propriedades", explica o coordenador da Onda Verde em Novo Progresso, o analista ambiental Leonardo Tomaz.


Um destes desflorestamentos para a expansão da pecuária foi flagrado pelos agentes ambientais a apenas dois Km da Terra Indígena do Baú, no Distrito de Castelo dos Sonhos. Os desmatadores fugiram pela mata, ao avistar o helicóptero do Ibama, deixando duas motosserras e 400 hectares de florestas destruídas. Sem Cadastro Ambiental Rural (CAR), a área acabou embargada por edital e não poderá mais ser alvo de legalização fundiária.


Gado em área desconhecida: doação sumária


No final do ano passado, o instituto apreendeu 500 cabeças de gado em uma área desmatada e embargada por edital, em Novo Progresso. Foi a primeira apreensão de um rebanho de dono desconhecido feita pelo instituto no país. O pecuarista que fomenta o desmatamento não autorizado, segundo o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo, se mantém na ilegalidade para evitar a responsabilização pelos danos que provoca ao meio ambiente.


"Criar gado em área desmatada e embargada por edital, deixar de marcar o animal, não se inscrever no CAR, não vai impedir a apreensão do Ibama. Este ano mais rebanhos nesta mesma situação serão apreendidos na região", afirma Hugo.


Após a intervenção do Ibama, o proprietário dos 500 bois veio à tona e reclamou a posse dos animais. Mas a apreensão foi mantida e todo o rebanho acabou doado sumariamente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais na região. "Foram apenas dez dias entre a apreensão na área embargada sem posseiro conhecido e a doação sumária. Ou seja, foi pior negócio para o pecuarista não buscar a legalidade ambiental", diz o superintendente.


Fiscalização permanente


A Onda Verde do Ibama continua combatendo desmatamentos não autorizados na região de Novo Progresso até o final de 2013, ou até a interrupção dos desflorestamentos ilegais. No Pará, a operação também ocorre em Anapu e Uruará. Há mais quatro frentes de fiscalização na Amazônia Legal: no Mato Grosso, Amazonas e em Rondônia.


Fonte:Nelson Feitosa

Jornalista e Analista Ambiental

Assessor de Comunicação do Ibama no Pará


Publicado por Folha do Progresso

NOTICIA DA REGIÃO.


Santarém lidera casos de dengue no Pará

Da Agência Pará:

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta segunda-feira, 18, o quinto informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. Até o momento, dos casos suspeitos e notificados da doença, 1.358 foram confirmados, com a seguinte classificação: 1.346 de dengue clássica, cinco de dengue com complicação, três de febre hemorrágica e quatro de síndrome do choque. Os números foram divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue.
 
Os municípios com maior número de notificações são Santarém (568), Belém (472), Parauapebas (348), Rurópolis (297), Itaituba (164), Marabá (162), Oriximiná (135), Rio Maria (131), Portel (124), Conceição do Araguaia (104), Santa Maria das Barreiras (101), Altamira (100) e Ananindeua (98). Lideram em números de casos confirmados os municípios de Santarém (207), Parauapebas (181), Oriximiná (112), Rio Maria (128) e Belém (94). Há confirmação de quatro óbitos por dengue um em Rurópolis, um em Oriximiná, os outros dois ocorreram com residentes de Paragominas e Altamira.


Segundo o Departamento de Controle de Endemias, a Sespa continua auxiliando os municípios para o combate à dengue no Estado, principalmente nas regiões sul e sudeste do Pará. A Secretaria trabalha na mobilização dos hospitais regionais e municipais, além de entidades e sociedade civil. Além disso, com o apoio dos Centros Regionais de Saúde, auxilia os municípios na elaboração do plano de trabalho para a prevenção da doença.

De acordo com o Departamento, além do recurso repassado a cada quatro meses, os municípios paraenses já receberam, este ano, verba extra do Ministério da Saúde para intensificar as ações contra a doença. O valor varia de acordo com a necessidade per capita de cada localidade.

 Ações - A Sespa ainda ajuda os municípios com insumos e inseticidas para o controle do vetor. As principais ações desenvolvidas são o bloqueio imediato da transmissão, nas localidades ou bairros onde há casos notificados; atividades de educação e comunicação destinadas a sensibilizar a população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana, para melhorar a coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor.

No período de chuvas o risco de se contrair a doença aumenta consideravelmente, por isso a Sespa alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a dengue, como a retirada de objetos que possam acumular água nos quintais, limpeza de calhas e fossas e outras medidas que ajudem a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

 
Texto: Edna Sidou - Sespa
Fone: (91) 4006-4822 / 4823

HOMENAGEM

HOMENAGEM PÓSTUMA-Pascoal Brito de Araújo - 06.06.1947 - 13.03.2013



Pascoal Brito de Araújo - 06.06.1947 - 13.03.2013-É em profundo pesar e com sentimento de grande perda que se noticia a morte de Pascoal Brito de Araújo. Nascido em 06 de junho de 1947, Pascoal Brito de Araújo ou Dom Pascoal como era por muitos chamado ou simplesmente Comandante Pascoal, faleceu no dia 13 de março de 2013, em sua residência.

Aviador, o Comandante Pascoal chegou à Novo Progresso no início da década de 80, se estabelecendo na Vila de Alvorada, para realizar vôos aos garimpos da região. 

Comandante Pascoal faz o pouso de inauguração da Pista do Garimpo II Curinga em Junho de 1985, com seu cessna skylane, de flap manual.

Muito mais que apenas um piloto de aeronave, Pascoal deixou sua marca na história, como cidadão de garra e destemido guerreiro. Além de piloto desbravador, sempre participou ativamente nas questões sociais da comunidade local. No esporte se dedicou fundando e patrocinando times de futebol.

Nossa homenagem póstuma é um reconhecimento de que suas bravatas contribuíram para o desenvolvimento desta região. Palavras seriam insuficientes para demonstrar o significado e importância deste cidadão que nos deixa, mas através dela podemos refletir. 

Reflitamos sobre o significado deste piloto que desafiava os perigos e exercia o domínio dos céus, seus inerentes desafios, aparentemente intransponíveis e desta forma, renovemos o incontido orgulho de termos contado com este aviador que nos deixa. 

Pascoal não voava, apenas, quando erigia aos céus com seu "asa dura". Sentia a inolvidável magia e o contagiante fascínio de uma profissão versátil, instigante e incomum, que inebria o mundo, tal qual o fez com Santos-Dumont em seu primeiro vôo.

O Comandante Pascoal cultivava o impávido sentimento que, cedo o fez encarar o desafio do domínio dos céus e das florestas, para que, envolto pela imensidão azul e verde, lograsse  incondicional êxito em sua valorosa missão de desbravar e assim fez história, assim fez escola.

No alvorecer de cada dia, que fique, embora apenas em simbologia, a estóica consciência da grandiosidade dos teus atos, pois teus vôos, sustentados por asas de perícia e arrojo, vigilantes na tutela de nossos mais autênticos preceitos, muitas vidas  salvaram, à muitas bocas deram de comer. Por asas que conduzem progresso, na obstinação de ser instrumento de inclusão social, levando o alimento, a saúde, a esperança aos vitimados ou desassistidos, assim cumpriu sua missão.

Por asas forjadas para o combate das dificuldades, treinadas para a defesa do progresso e de Novo Progresso, para o oportuno reconhecimento de que sem elas muitos teriam sido dizimados, para o tempestivo perfilhar de que a riqueza proporcionada pelo ouro extraído das florestas, que dignificam a tradição paraense, de glórias concebidas no fragor do bamburro, eis nossa homenagem.

Este é o auspicioso horizonte que se descortina diante de nossos olhos, e que deve permanecer em memória. Essas são as ações de Comandante herdeiro da sabedoria, da dedicação e, mormente, da perseverança, da qual cada um de nós é beneficiário indissolúvel. 

Manifesto, pois, meu irrestrito reconhecimento, elevado respeito e profundo orgulho!

Parabéns, cavaleiro dos céus!  -Por Edson Cruz